quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Milton Nascimento – Cronologia – Anos 80

1980
Compõe a trilha para o segundo espetáculo do Corpo, "Último Trem". No mesmo ano lança "Sentinela" e embarca para a primeira turnê européia, com shows na Suíça, Portugal e França, onde se apresenta por dez dias no Théâtre de la Ville, em Paris, sempre com a casa lotada.

1982
Encena pela primeira vez em Recife a "Missa dos Quilombos" - uma missa musicada por ele e apresentada com banda, coro e bailarinos e padres em homenagem ao Zumbi dos Palmares (parceria com dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra). Idéia de Dom Hélder Câmara, a missa é lançada pos-teriormente em disco e encenada em vários lugares do mundo, em especial na praça da Catedral de San Tiago de Compostela,  na Espanha, e no interior da Basílica de Nossa Senhora da Aparecida, no Brasil.

1984
Estréia no Carnegie Hall, em Nova Yorque, dois dias antes de Frank Sinatra. A procura é tanta que a apresentação do brasileiro se estende por mais uma noite. Também em 1984 faz o show de inauguração da Praça da Apoteose no Rio de Janeiro, com um público de mais de 80.000 pessoas.

No ano seguinte é nomeado Cavaleiro da Ordem das Artes das Ciências e Letras pelo então presidente francês François Mitterrand.

1986
Lança o álbum "A Barca dos Amantes", gravado ao vivo com Wayne Shorter, em São Paulo. Dá continuidade à parceria com Mercedes Sosa e Leon Gieco, gravando tam-bém ao vivo, na Argentina, o disco "Corazón Americano".

Os anos seguintes são marcados por grandes turnês internacionais.

Em 1988 apresenta-se pela primeira vez no Japão. No mesmo ano é fundado o 1º fã clube de Milton Nascimento, em Tokyo, o "Fã Clube da Esquina".

Fonte – Site do Artista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.