quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Milton Nascimento – Cronologia – Anos 60

1960
O "Luar de Prata" evolui para "Milton Nascimento e seu Conjunto", com o qual se apresenta em  várias cidades da região. Com outros amigos a dupla Milton e Wagner forma o grupo "W"s Boys".

O grupo faz tanto sucesso que os dois são convidados para integrar o "Conjunto Holliday", em Belo Horizonte, com o qual grava o compacto "Barulho de Trem".

1963
Muda-se definitivamente para Belo Horizonte e se instala em uma pensão do Edifício Levy, onde conhece a família Borges. Além do "Holliday", integra o conjunto de bailes "Célio Balona".

1964
Monta com Wagner Tiso e Paulinho Braga o "Berimbau Trio", onde estréia como contrabaixista. Entre as apresentações do Berimbau Trio compõe pela primeira vez, e não pára mais. Ainda nesse período, grava o elepê "Quarteto Samba-cana", com Pacífico Mascarenhas.

1966
Participa do Festival Berimbau de Ouro, em São Paulo, defendendo "Cidade Vazia", de Baden Powell e Lula Freire. Tem sua primeira música gravada pelo conjunto Tempo Trio, a instrumental "E a gente sonhando". No mesmo ano, Elis Regina grava "Canção do Sal".

Morando em SP, Milton vai com o pianista Adilson Godoy a um centro espírita no dia de São Cosme e Damião, quando é avisado de uma reviravolta na sua vida em pouco tempo.

1967
Contrariado com o clima competitivo dos festivais, decide nunca mais participar de um, mas em 1967 conhece Agostinho dos Santos durante uma de suas apresen-tações em um bar da capital paulista. Agostinho, a pretexto de gravar em seu próprio disco, pede a Milton uma fita com três músicas e as inscreve no Festival Internacional da Canção. As três são classificadas, Milton é eleito melhor intérprete e uma delas, "Travessia", fica em segundo lugar, tornando-se uma das músicas mais conhecidas e gravadas de Milton, no Brasil e no exterior.

Logo após o FIC grava o primeiro disco solo, com participação do Tamba Trio.No programa "As melhores músicas brasileiras do século XX", da Rede Globo de Televisão "Travessia" ficou em 7º lugar, sendo Milton e Fernando Brant os únicos compositores vivos entre os autores das 10 finalistas.

1968
Lança o segundo disco solo, nos Estados Unidos. Com arranjos de Eumir Deodato e participação de Herbie Hancock, "Courage" dá início a sua carreira internacional, tendo em seu repertório músicas como "Outubro" e "Vera Cruz".

No ano seguinte grava o disco "Milton Nascimento", com as músicas que se tornaram grandes sucessos "Beco do Mota" e "Pai Grande".

Fonte – Site do Artista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.