quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Milton Nascimento – Cronologia – Anos 2000 – Parte 01

2000
Em 21 de agosto é agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Ouro Preto.

No mesmo ano recebeu a medalha de ouro da Sisac, no Chile, junto com o escritor José Saramago e o cineasta Fernando Trueba.

Ainda no mesmo ano recebe o Grammy Latino na categoria Melhor Disco Pop Contemporâneo Brasileiro com "Crooner".
O álbum torna-se um grande sucesso de vendas, chegando ao disco de platina.

2001
Grava o CD "Gil e Milton", em parceria com Gilberto Gil.
Viaja pelo mundo com a turnê do álbum e depois pelo Brasil, encerrando as apresentações com um show no teatro Rex, em Buenos Aires, Argentina.

2002
Comemora 30 anos do "Clube da Esquina" com uma série de shows.
Em um deles, em São Paulo, Maria Rita, filha de Elis Regina, sobe ao palco e canta "Roupa Nova".

No final do ano Milton lança o CD "Pietá", dedicado às mulheres da sua vida.

Cria ainda o selo Nascimento e desvincula-se da Warner.  Com o novo selo lança os DVDs "Tambores de Minas" e "A Sede do Peixe", e o CD com as trilhas dos ballets "Maria Maria" e "Último Trem".

2003
Estréia no Canecão, no Rio de Janeiro, a turnê Pietá, tal qual o disco, inspirado nas mulheres da sua vida, principalmente na mãe Lília, Ângela Maria e Elis Regina. Participam do show de estréia as cantoras Maria Rita, Marina Machado e Simone Guimarães, que haviam participado do disco.

O show Pietá é eleito pelo jornal "O Globo" como um dos três melhores do ano. Ainda em 2003 inicia a turnê internacional do show, apenas com Marina Machado.

2004
Lança o DVD "Ser Minas Tão Gerais", em parceria com o grupo Ponto de Partida e os Meninos de Araçuaí.

"Tristesse", do disco Pietá e em parceria com Telo Borges, vence o Grammy Latino na categoria de melhor canção brasileira.

2005
Leva o espetáculo "Ser Minas Tão Gerais" para duas apresentações na França, sendo uma delas no Teathre dês Champs Elyssés, onde se apresenta ainda com Lô Borges e Marina Machado.
No mesmo ano, na votação realizada pela revista Seleções de Marcas Confiáveis, vence na categoria Cantor, ao lado de Roberto Carlos.

"A Festa", de Milton Nascimento, interpretada por Maria Rita, vence o Grammy Latino na categoria de melhor canção brasileira.

Fonte – Site do Artista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.