quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Milton Nascimento – Cronologia – Anos 2000 – Parte 02

2006
Recebe a medalha de ouro da Academia de Artes, Ciências e Letras da França pelo conjunto de sua obra.

Encerra a turnê de "Pietá", com o lançamento do DVD "Pietá".
Recebe o prêmio da revista Seleções de Marcas Confiáveis na categoria cantor.

2007
Milton apresenta-se no mês de março em Santiago (Chile), com o Grupo Água, e na cidade de Zacateca (México).
Em maio, Milton faz uma série de dez shows no Japão.

Participa do festival Jazz a la Villet, em Paris, com os irmãos Stephane e Lionel Belmondo. O encontro é posteriormente registrado em estúdio para ser lançado no Brasil em 2009.
Pelo terceiro ano consecutivo, Milton Nascimento vence, dessa vez sozinho, na categoria cantor do Prêmio de Marcas Confiáveis da revista Seleções.

2008
Milton Nascimento lança o disco Novas Bossas com o Jobim Trio, formado por Paulo Braga (bateria), Daniel Jobim (piano), Paulo Jobim (violão) e Rodrio Villa (baixo). No repertório, Milton e o Jobim Trio fizeram  novos arranjos para músicas de Tom Jobim, Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes e Lô Borges.

Com o Novas Bossas, Milton realizou uma série de shows ao longo do ano.
Ainda neste ano, Milton também realizou shows com os irmãos do grupo Belmondo.

2009
Bituca grava o disco Milton Nascimento & Belmondo, que une o compositor/cantor brasileiro aos irmãos Lionel Belmondo (sax e flauta) e Stéphane Belmondo (trompete), ambos músicos conceituados no meio jazzístico de Paris. Com acompanhamento da Orchestre National d´Ile-de-France, sob a regência do maestro Christophe Mangou, Milton e os Belmondo rebobinam 10 grandes sucessos da lavra fina do autor de "Travessia".

Milton e Belmondo também realizam uma série de shows em Lavandou, Marciac, Vence (França) e Oslo (Noruega)

Em novembro, Milton toca em Santiago (Chile), e faz apresentações nos EUA, passando por Los Angeles, Alexandria, Boston, Santa Cruz, São Francisco, e termina a turnê com uma apresentação no Carneggie Hall (New York).

2010
Maio - Participa de um ato a favor dos índios da Nação Guarani de Mato Grosso do Sul, no dia 15, em Campo Grande. É a primeira vez que um artista renomado mundialmente participa de uma causa junto com os Guarani, índios com o maior índice de pobreza do Brasil.

Novembro - Milton lança pela Nascimento Música o disco "E a gente Sonhando", com a participação de jovens músicos de Três Pontas (MG)

Dezembro - Com o objetivo de realizar um grande ato à Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 10 de dezembro de 1948, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério da Cultura, organizou  um ato com 11 artistas para  prestar uma homenagem a Milton Nascimento. Participaram da homenagem realizada na Praça da Estação, no dia 12 de dezembro, Elba Ramalho, Elza Soares, Lenine, Chico Cesar, Arnaldo Antunes, Fernanda Takai, Lô Borges, Luiz Melodia, Pablo Milanés, Margareth Menezes e Sérgio Ricardo.

Projeto Portinari - É convidado a compor duas músicas para o espetáculo que aconteceu dia 21 de dezembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para inaugurar a volta dos murais Guerra e Paz, de Candido Portinari ao Brasil.

Fonte - Site do Artista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.